Hoje vim falar um pouco com você sobre a Realidade Virtual. Você já ouviu falar sobre esse termo em algum lugar, mas não tem ideia do que seja? Já ouviu falar no Metaverso, mas não sabe o que é VR? Ou, talvez até saiba vagamente do que se trata, mas quer entender melhor? Então, se quer saber o que é a Realidade Virtual, esse artigo é pra você.
Basicamente, a Realidade Virtual, também conhecida como VR (Virtual Reality), é uma imagem ou ambiente gerados em 3D por computador. “Nossa, só isso?” Não, e aqui chegamos ao “X” da questão, a diferença entre ver uma imagem em 3D como normalmente conhecemos (no cinema, por exemplo) e a Realidade Virtual está nesse grande divisor de águas:
Você consegue interagir (de maneira bem realista e física) com essa imagem ou ambiente, o que torna uma experiência extremamente imersiva.
E agora você pode até me perguntar algo como: “Mas, vem cá… como é possível interagir com um ambiente gerado pelo computador?”
Hoje é mais simples do que você imagina, e olha que ainda tem espaço pra essa tecnologia se desenvolver cada vez mais, o que pode fazer com que no futuro sua usabilidade seja “mamão com açúcar”. Mas vamos lá, atualmente, para interagir nesse ambiente virtual você precisa usar os equipamentos especiais que possibilitam fazer a mágica acontecer. O capacete, que tem uma tela e todo o processamento pra te mostrar esse ambiente em 3D, e os controles, que te deixam interagir com o que tá rolando no ambiente (já existem jogos com rastreamento das mãos bem desenvolvido, deixando de lado os controles). Juntos, os sensores, processamento, chips, softwares e VOCÊ, fazem a decolagem para outra realidade.
Então, quando você se mexe, se vira, se abaixa, dá um passinho pro lado, levanta a mão, olha pra baixo ou pra cima, isso também acontece ao mesmo tempo na Realidade Virtual.
É uma tecnologia “nova” e tão diferente, que nem todos puderam experimentar ainda. Por isso, mesmo tentando explicar “tim tim por tim tim”, talvez você ainda não consiga ter a dimensão exata do que é passar por essa experiência. Vale a pena explorar por si só e desbravar esse universo, se você está perto de Mogi das Cruzes/SP, dá uma olhada aqui no site mesmo (gameversevr.com.br) ou me chama no Whatsapp e vem me visitar para curtir a Realidade Virtual.